quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bullying Não!


O bullying é um problema mundial, ocorrendo em toda e qualquer escola (primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana). É uma atitude REPETIDA de um aluno contra o outro e só acontece quando quem o pratica tem mais PODER do que quem sofre.
Portanto, se você se desentender com seu amigo de vez em quando, discutir com um colega por causa de uma brincadeira, ou deixar de falar com uma amiga por alguns dias, isso não é bullying!
Todos os alunos, de alguma forma, estão envolvidos com o bullying em suas escolas. Eles estão entre os que praticam atos de bullying, os que são alvos de bullying, ou entre aqueles que são obrigados a conviver em um ambiente onde há bullying.
Os meninos estão mais envolvidos com o bullying do que as meninas, tanto adotando essa prática (como autores) quanto sofrendo as suas consequências (como alvos de bullying). Geralmente, os estudantes de séries iniciais são mais vitimizados.
Quando não há uma atitude de prevenção e combate ao bullying, o ambiente escolar tornar-se totalmente contaminado. Todos os alunos são afetados negativamente, inclusive as testemunhas, causando ansiedade e medo. Alguns alunos até se tornam autores de bullying, quando percebem que este comportamento agressivo não está trazendo nenhuma consequência para quem o pratica.
Quem pratica bullying poderá levar para a vida adulta o comportamento agressivo, reproduzindo as atitudes anti-sociais sobre a família (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho.
As medidas adotadas pela escola para o controle do bullying, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não-violência na sociedade.
A criança ou adolescente que é alvo de bullying, dependendo de suas características individuais e sua relação com o meio social, em especial a família, poderá não superar o trauma sofrido na escola. Poderá crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se um adulto com sérios problemas de relacionamento. Poderá assumir também, um comportamento agressivo, ou tender à depressão. No trabalho, poderá sofrer ou praticar o bullying.
Todas as crianças e adolescentes tem o direito de estudar em uma escola onde, além de um bom aprendizado, possam conviver em um ambiente sadio, onde exista amizade, solidariedade e respeito às características pessoais de cada um.
Para mais informações:


Um comentário: