terça-feira, 10 de maio de 2011

Os setes saberes necessários à educação do futuro – Edgar Morin

Os sete saberes necessários à educação do futuro não se concentram em um segmento específico da educação, ou seja, trata da lacuna que existe em todos os níveis.
O primeiro diz respeito ao conhecimento, tendo em vista que não há aprendizagem sem que antes aconteça o conhecimento.
O segundo refere-se ao conhecimento que é pouco interessante aos que dele se apropriam. Pensamos que, neste caso, seja fora do contexto do aluno, que não atribua significados as suas necessidades. O que temos é um ensino fragmentado por disciplinas.
O terceiro saber necessário a educação do futuro é a identidade do ser humano. Este pensamos que esteja intimamente relacionado ao segundo, pois se nossas identidades não são respeitadas, teremos dificuldades de assimilar o conhecimento. Faz-se necessário entender toda nossa diversidade, particularidades e diversidade cultural.
O quarto saber refere-se à compreensão humana e nos mostra que devemos compreender não só aos outros, mas antes a nós mesmos, pois à medida que nos compreendemos facilitamos nossa compreensão em relação às outras pessoas.
O quinto aspecto é a incerteza. Esta diz respeito às capacidades humanas de produção do conhecimento sem a plena convicção do sucesso. É importante, pois se assim não o fosse, muitos experimentos não teriam saído do papel. A incerteza nos possibilita refazer o que nos propusemos a fazer e corrigir possíveis erros.
Sexto e sétimo saberes – ensinar a compreensão e a ética do gênero humano – integração. Pensamos que ambos se completam e interagem entre si.

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