quarta-feira, 11 de maio de 2011

Plano de Aula

CONTEÚDO
O tratamento da água e sua importância ambiental.

Tempo estimado: 8 aulas de 50 minutos.
Público alvo: Alunos do 7° ano do Ensino Fundamental.
Disciplinas: Ciências e Geografia.

OBJETIVOS
- Perceber que a água própria para o consumo deve ser obtido em estações de tratamento apropriados para esse fim;
- Identificar as etapas do tratamento de água e os tipos de separação de misturas empregados;
- Entender que o tratamento de água  envolve processos físicos e químicos;
- Compreender a importância ambiental do tratamento de água e do consumo consciente da água potável.

METODOLOGIA
- Apresentação do assunto com questionamentos aos alunos sobre o assunto que será tratado, buscando observar os seus conhecimentos prévios.
- A partir da conversa inicial disponibilizar texto para leitura compartilhada destacando a importância do tratamento de água nas cidades para que a população tenha acesso à água potável.
- Demonstração e explanação de um esquema ilustrando as etapas do funcionamento de uma estação de tratamento de água.
- Exibição e discussão de um vídeo, que apresenta as etapas do processo de tratamento de água que acontece em uma ETA em São Paulo.
- Pesquisa dirigida sobre importância ambiental do tratamento de água e do consumo consciente da água potável, em pequenos grupos, onde os alunos terão acesso a internet no Laboratório de Informática Educacional.
- Socialização da pesquisa realizada pelos alunos no Laboratório de Informática Educacional através de debate realizado em sala de aula.
- Visita a estação de tratamento de água da cidade de Rubiataba a fim de que os alunos possam verificar pessoalmente como acontece o processo, ampliando a compreensão das etapas e o envolvimento de processos físicos e químicos.
- Orientação aos alunos para registrarem todas as etapas de tratamento da água para discussão posterior em sala de aula e esclarecer as dúvidas que surgirem.
- A visita será fotografada em diferentes momentos e posteriormente será montado um painel e postado no blog da escola para divulgar o estudo deste conteúdo para a comunidade escolar.
- Aplicação de atividades escritas em sala abordando o assunto estudado.

RECURSOS PEDAGÓGICOS
Data show, texto xerocopiado, laboratório de informática, câmera fotográfica, quadro giz, ETA de Rubiataba, recursos humanos (professores, alunos, técnico da ETA).

AVALIAÇÃO
A avaliação será efetuada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Serão utilizados como instrumentos avaliativos as atividades escritas, o painel, os registros, a pesquisa, as discussões e a participação individual e coletiva nas socializações dos assuntos propostos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2009.

CRUZ, José Luiz Carvalho da. org. Projeto Araribá: Ciências (obra coletiva). São Paulo: Moderna, 2006.

Tratamento de água: Sabesp. Disponível em:  <http://www.youtube.com/watch?v=P2ShcHsEGts>.  Acesso em 07/05/2011.

Um comentário:

  1. Post referente a parte 4 da atividade ED01.
    Obs.: A atividade deveria ser realizada individual ou em dupla; a tutora a distância permitiu o trio.

    ResponderExcluir