quarta-feira, 11 de maio de 2011

Reflexão sobre Avaliação

Segundo Luckesi “A avaliação da aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos nós que, de alguma forma, estamos comprometidos com atos e práticas educativas”. É aí que entram nossos questionamentos diante de tantas e constantes contradições que nos são passadas e revividas a cada momento na educação atual.
Cabe ao educador uma reflexão crítica sobre sua prática, rever mudanças, resistências, dificuldades e tomar decisões que levem seus alunos a uma avaliação que realmente seja para aprender a aprender. Lembrando sempre que educar é ensinar o encanto da possibilidade.
Portanto, a avaliação que interessa tem que estar comprometida com a educação para todos, incluindo os educandos e não os excluindo. Contribuindo assim na relação pedagógica democrática, a qual ajuda o educando a aprender e o professor a ensinar.
Percebe-se que ao avaliar o professor necessita de replanejar a sua ação, favorecendo o auto-conhecimento do educando e só assim estará contribuindo para que ele, o educando, se torne o sujeito do seu processo de aprendizado.
A avaliação deve ser como uma lente que permite uma visão cada vez mais detalhada sobre o processo de ensinar e aprender.

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