terça-feira, 10 de maio de 2011

Documentos oficiais da Educação Brasileira - PCNs

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem um referencial de qualidade para a educação nos Ensinos Fundamental e Médio em todo o país, elaboradas pelo Governo Federal. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, referenciais para a renovação e reelaborarão da proposta curricular, enfatizam a importância de que cada escola formule seu projeto educacional, compartilhado por toda a equipe, para que a melhoria da qualidade da educação resulte da co-responsabilidade entre todos os educadores. Sendo uma proposta inovadora e abrangente, expressam o empenho em criar novos laços entre ensino e sociedade e expor ideias do "que se quer ensinar", "como se quer ensinar" e "para que se quer ensinar". Os PCNs não são regras, mas um pilar para transformar objetivos, conteúdo e didática do ensino.
Dada a abrangência dos assuntos abordados e a forma como estão organizados, os Parâmetros Curriculares Nacionais podem ser utilizados de acordo com a necessidade de cada realidade e de cada momento.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor, a fim de garantir que sejam respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas no processo de construção da cidadania, objetivando uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos.

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